Lobisomen - Origem

"É noite de plenilúnio. A Lua atinge o ápice de seu majestoso passeio na abóbada celeste. Então, uma força sinistra, que escorre com o luar, aguça os sentidos de um homem. O seu olfato torna-se apurado; a sua audição, requintada. Segue-se, então, a dolorida transformação. O homem, aos poucos, transforma-se em um lobo faminto e feroz. Esvaziado de razão e de humanidade, ele corre sob o luar, sedento de carne e sangue humanos. Ele é todo instinto. Ele é um lobisomem."
Essa é umas das lendas mais conhecidas de todos os tempos. Quem nunca ouviu falar no homem que vira lobo em época de lua cheia? Quem nunca teve medo dele quando era criança? Quem nunca o viu em filmes ou em jogos de RPG? Conclúi-se que é sem dúvidas uma das lendas mais conhecidas!

Acredita-se que a lenda surgiu na europa(novidade!) devido ao surgimento da Hipertricose, um disturbio genético que faz nascer pelos de forma demasiada no corpo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (http://www.sbcd.org.br), a hipertricose é um crescimento desproporcional de pêlos em qualquer parte do corpo. “A doença pode ser congênita ou adquirida, difusa ou localizada. A distribuição e o número de pêlos variam conforme a raça (pretos e amarelos têm menor pilosidade que brancos), cor, influência genética e constitucional.”
Esse disturbio da a pessoa uma aparência de lobosomem, daí pode ter surgido a lenda.

Há caso famosos que podem ter dado início a lenda, como o caso de Pedro Gonzales.
Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias, em 1556, Pedro foi dado de presente à corte de Henrique II, como se fosse um bichinho de pelúcia. Ele teve três filhos (duas meninas e um menino) e um neto, todos com a mesma doença. Em razão de sua inteligência e de sua presença marcante, Henrique II fez dele um de seus mais importantes embaixadores.
Os González eram vistos como aberrações da natureza, sendo requisitados como espécimes para aulas em alguns países da Europa. Eram também exibidos durante festas promovidas na corte, como exemplos de ‘como a natureza maligna podia invadir um corpo humano pecador'.

Assim como a Hipertricose, há também outra doença que pode ter dado início a lenda, mas dessa vez é uma doença mental.
A Licantropia aparece como uma enfermidade mental com tendência canibal, onde o doente se imagina estar transformado em lobo e, inclusive, imitando seus grunhidos. Em alguns casos graves, esses pacientes se negam a comer outro alimento que não seja carne crua e bem sanguinolenta.



Então é isso pessoal.
Essas foram asmais prováveis origens da lenda do Lobisomem.